Estalinegrado

15-05-2013 21:42

Uma nova cidade

Em 1955 foi formada a grande fortaleza das URSS Sary Su, que tinha como objetivo proteger os instáveis territórios do sul. Em 1589, depois de ter sida assegurada a estabilidade nos territórios foi construida uma cidade em redor da fortaleza, a cidade de Tsarítsin. Depois da formação da cidade formaram-se vários rebeliões contra o controlo do czar e a cidade chegou a ser tomada por forças rebeldes durante seis meses (1607-1608).

Mais tarde, em 1670, a cidade voltou a ser tomada pelas forças rebeldes de Stepan Razin, tendo desta vez conseguido conquistar a fortaleza de Sary Su. Deapois de ver a sua cidade completamente perdida e o seu controlo nos territórios a sul perdida, bastou um mês para o czar enviar um exército para voltar a controlar a cidadela. Com a morte de Stepan Razin as grandes forças rebeldes desfizeram-se. A fortaleza foi melhorada e tornou-se praticamente impenetrável. A ultima força rebelde, a comando de Yemelyan Pugachev, caiu a 1774 depois de ter, erradamente, fazer um ataque direto à fortaleza russa.

Em 1691 a cidade estabeleceu os seus costumes e em 1720 atingiu a marca dos 408 habitantes. Em 1773, Tsarítsin tornou-se na cidade do distrito e ganhou importancia política a nível nacional.

Ao entrar no século XIX, a cidade tornou-se num importante porto e centro industrial. Deu-se uma explosão demográfica gigante: de 3000 habitantes em 1807, passaram a 84000 em 1900. A 1913 a cidade tinha já estradas alcatroadas, eletricidade e caminhos de ferro.

Durante a Revolução soviética a cidade ficou sobre o controlo de Lenine rapidamente. Mas entre 1918 1 1920 o Exérctio Branco atacou a fortaleza em grandes números e com grane força militar. Foi Joseph Stalin que, ao comando do Exército Vermelho, impediu a destruição da cidade e, por isso, a 10 de Abril de 1925, a cidade foi  reaplidada de Stalingrad (Estalinegrado).

 

 

Estalinegrado

A mudança do nome da cidade foi suficiente para os seua habitantes reconheceram Joseph Stalin como seu defensor, ganhando total influencia na região que se tornava um dos mais fortes pontos industirais do país.

Em 1942, Estalinegrado era um dos maiores apoiantes da URSS na 2ª Guerra Mundial. Foi nesse ano que os Alemães quebraram o pacto Molotov-Ribentrop, decidindo invadir a cidade. A grande batalh entre o exército germânico e o exército vermelho ficou conhecida como Batalha de Estalingrado e foi considerada a segunda batalha mais essencial de toda a guerra, a seguir ao dia D.

 

 

A Batalha de Estalinegrado

A batalha começou a 17 de Julho de 1942 e terminou a 2 de fevereiro de 1943. A luta consistiu numa operação militar organizada pelos alemães para conquistar Estalinegrado. Travou-se entre o exército germânico e o exército vermelho e foi considerada o ponto de virada na frente leste, limitando o avanço do império alemão. Foi considerada uma das maiores e mais sangrentas batalhas de toda a História, matando e ferindo mais de 2 000 000 de soldados e civis.

A batalha ficou conhecida mundialmente não só pela sua brutalidade e desespeito pelas perdas humanas, como também por ter sido a segunda grande derrota dos alemães durante a 2ª Grande Guerra.

A partir desta vitória por parte dos soviéticos, o avanço da frente leste ficou garantido tendo conseguido a URSS obter a vitória final contra o Terceiro Reich a 8 de Maio de 1945.

 

 

Volgogrado

Após a dissolução da URSS e a formação da Rússia, e devido ao decorrente processo de desestalinização (reavaliação das diretrizes de Moscovo e da adoração a Estaline), o governo de Nikita no XX Congresso do Partido Comunista da URSS decidiu que a cidade industrial dveria ser renomeada Volgogrado, em 1956.

De 1956 a 2004 a cidade ficou conhecida como Volgogrado, tendo, apesar de tudo, seis dias em que se celebrava o antigo nome Estalinegrado. Em 2004, o Presidente Russo afirmou que ninguém podia negar o quão notável foi o trabalho e o papel de Estaline para o desenvolvimento e afirmação desta cidade e, por isso, apesar de todos os crimes de Joseph Stalin terem sido revelados e dele ter sido desacreditado a nível mundial, pondo fim a vários regimes socialistas, o Governo Russo voltou a nomear a cidade de Estalinegrado, em homenagem ao seu salvador e protetor.

Atualmemte a cidade tem cerca de 1 000 000 de habitantes.

 

 

                                                                                                                Feito por: Miguel Ribeiro, nº19
                                                                                                                Revisto por: Diogo Almeida, nº9