Porque se construiu o Muro de Berlim se a Alemanha já estava dividida?

19-04-2013 18:48

Quando a 2ª Guerra Mundial terminou, os Aliados fizeram um acordo que dividiu a Alemanha em duas partes, com isto, as tropas americanas avançaram até metade do país e as soviéticas até à outra.

A partir disto, o lado ocidental alemão vivia num regime de democracia liberal que era influenciado pelos EUA e o lado oriental num regime comunista , sob influência da União Soviética.

Com tudo isto, a capital alemã, Berlim, acabou também por ser dividida ao meio mas entre 1941 e 1961, quase cerca de 2.5 milhões de pessoas emigraram da Alemanha Oriental para a Ocidental e assim, a Oriental caminhava para uma grave situação económica.

Aí, o Governo decidiu agir e na madrugada de dia 13 de Agosto de 1961, após a aprovação de um decreto na Câmara do Povo da Alemanha Oriental, ergueu-se uma barreira que impedia a passagem de cidadãos de um lado da cidade de Berlim para o outro.

Muro de Berlim

Primeiro foi construída com arame farpado e pilares de concreto e tinha apenas 45 km de perímetro entre Berlim Oriental e Ocidental mas, mais tarde, aumentou para 120 km à volta de Berlim Oriental .

Com o passar do tempo, deixou de ser uma cerca e passou a ser um muro de verdade, com 5 metros de altura e com arame farpado sobre ele , cercas eletrificadas, torres de observação, minas e guardas armados em toda a sua volta.

Este muro, ficou também conhecido como 'Muro da Vergonha' e era um símbolo ostentivo à Guerra Fria e à separação do mundo após a Guerra, com 2 ideias opostas.

E entre 1961 e 1989, muitas pessoas conseguiram atravessar o mundo em direção ao Ocidente clandestianmente enquanto 5 mil foram apanhadas durante as suas tentativas e cerca de 200 foram mortas pelas forças de segurança da Alemanha Oriental ao tentarem fugir.