Qual a importância do desembarque na Normandia?

22-04-2013 22:26

     Em 1943, a Segunda Guerra Mundial encontrava-se na sua última fase, marcada pelo avanço dos Aliados. Estes puseram em execução a sua invasão da Europa e dominaram a Sicília, obrigando Mussolini a refugiar-se no norte de Itália. Em 1944, a Itália recapitulou. Entretanto, os alemães foram vencidos pelo Exército Vermelho.

    Os Estrategos sabiam que os alemães esperavam um desembarque na região de Pas de Calais, fronteiriça com a Bélgica. Antes de se tomar a decisão de desembarcar na Normandia, foram recolhidas informações topográficas. Tiveram de ser reunidas enormes quantidades de lanchas de desembarque e criou-se equipamento especializado.

       Uma ofensiva aérea de um mês precedeu a invasão e teve  como alvo as redes de transportes francesas, para impedir que os defensores recebessem reforços rapidamente quando os Aliados desembarcassem.

    A 6 de Junho de 1944, cerca de 130000 soldados desembarcaram na Normandia. Esta data ficou marcada como o início da derrota alemã e denominou-se de "Dia D". Em Agosto, a cidade de Paris foi libertada do domínio nazi. As forças aliadas cercaram a Alemanha, bombardeando as suas principais cidades. Em Abril de 1945, Hitler suícidou-se e, em Maio, a Alemanha capitulou.

 

O desembarque na Normania

 

                                                                                                                       Realizado por: Mariana Silva, nº 15