1ª Grande Guerra - A Crise de Julho, as Declarações de Guerra e o Plano de Schlieffen

07-02-2013 23:10

 

Introdução

-A 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do império Austro-Húngaro, foi assassinado juntamente com a sua mulher, Sofia.

-Por grande parte dos militares estar a ajudar nas colheitas agrícolas, o governo Austro-Húngaro teve de esperar três semanas para tomar parte do partido da ação. Graças ao apoio Alemão (caso a guerra ecolodisse), o governo Austro-Húngaro enviou à Sérvia o Ultimato de Julho, em 23 de Julho de 1914. Este documento dizia, entre muitas alegações que a Sérvia seria culpada do acidente e que agentes Austro-Húngaros intreveniriam nas investigações. A Sérvia recusou que agentes Austro-Húngaros intrefericem nas investigações, por constituir uma violação da sua soberania; devido à resposta da Sérvia (26 Julho), a Austro-Húngria cortou relações diplomáticas com o país, ao qual declarou guerra a 28 de Julho. A 29 de Julho a guerra começou com o bombardiamento da capital sérvia (Belgrado).

-Em sucessão disto, o Império Russo (aliado da Sérvia), declarou guerra à Austro-Húngria, ordenando a locomoção das suas tropas; com esta decisão por parte dos russos, a Alemanha, que apoiava a Austro-Húngria, foi obrigada a fazer um Ultimato ao governo Russa (o qual exigia a imobilização das tropas russas nas próximas 12 horas). No dia 1 de Agosto, sem reação do Império Russo ao Ultimato Alemão, a Alemanha declarou guerra à Rússia.

 

O Plano

-O Plano de Sclieffen, desenvolvido em 1905 pelo Comandante-Chefe do exército Alemão, Alfred Von Sclieffen, previa que, em caso de guerra, a França deveria ser rapidamente eliminada por ser uma ameaça tão próxima e poderosa. Assim, se a França fosse derrotada, a Inglaterra e o Império Russo não seriam capazes de seguir com a guerra contra a Alemanha, o que resultaria na vitória por parte da Tríplice Aliança.

 

Execução do Plano

-Em sucessão da declaração de guerra ao Império Russo, e supondo que este demoraria 6 semanas a mobilizar as suas tropas até à fronteira Alemã, a Alemanha enviou 90% das suas tropas contra a França, através  da Bélgica, Holanda e Luxemburgo, evitando assim os bloqueios franceses situados na fronteira leste; para isto a Alemanha fez um Ultimato à Bélgica, para esta permitir a passagem livre do exército Alemão pelo seu território, rumo à França; como a Bélgica recusou, a Alemanha declarou-lhe guerra.

-A 3 de Agosto, a Alemanha declarou guerra à França.

-A 4 de Agosto, a Alemanha invadiu a Bélgica, violando a sua soberania (a qual a Alemanha se tinha comprumetido a garantir, juntamente com a Grã-Bretanha e a França). Isto fez com que a Grã-Bretanha declarasse guerra à Alemanha no mesmo dia.

Estratégia do Plano Schlieffen

Falha do Plano

-O Plano Schlieffen falhou porque os Alemães demoraram muito tempo a derrotar as tropas Belgas, que atrazaram o ataque Alemão, dando tempo à França para recolocar o seu exército e criar, assim, novos bloqueios aos Alemães.

 

Consequências para a Alemanha

-Com a falha inesperada do Plano Schlieffen, a Alemanha criou muitos conflitos com muitos países diferentes o que prejudicava a situação nacional diplomatica e economicamente.

-A França continuava intacta e pronta para atacar a Alemanha a qualquer momento, agora que esta estava em guerra com o Império Russo, com a Bélgica e com a Inglaterra.

-A Alemanha ficou com as defesas bastante danificadas aos muitos ataques que poderia sofrer, tendo em território nacional apenas 10% do seu exército aquando da chegada das tropas russas à fronteira.

 

                                                                                                    Feito Por: Miguel Ribeiro nº19
                                                                                                    Revisto Por: Bruno Ferreira nº7