1ª Guerra Mundial - Teatro de Operações no Pacífico e na Ásia - O Cerco de Tsingtao
Introdução
O Teatro de Operações foi uma estratégia usada pela Tríplice Entente, com a finalidade de diminuir o poder do Imprério Alemão. Este consistia na conquista das colónias alemãs, com o mínimo de baixas possíveis, para isso, os Aliados recorriam aos cercos, obrigando as colónias a renderem-se.
Houveram dois Teatros de Operações: no Médio Oriente (travado entre os Impérios Britânico e Russo e os Impérios Otomano e Alemão, entre 29 de Outubro de 1914 e 30 de Outubro de 1918); e no Oceâno Pacífico e Ásia (travado entre a Nova Zelândia, a França, a Austrália, o Japão e a Grã-Bretanha e o Império Alemão, a Austro-Húngria e uma pequena parte da China).
Houve apenas 1 conquista que envolveu baixas: o cerco de Tsingtao.
A Queda de Tsingtao
Tsingtao (atualmente Quindgao, na China), foi a mais importante base alemã colonial; esta era defendida por: 600 soldados alemães, apoiados por 3400 tropas coloniais chinesas, soldados e marinheiros austro-hungaros, juntamente com duas frotas (uma alemã e outra austro-hungara).
Bloqueio Alemão na costa de Tsingtao.
O confronto foi liderado pelo Japão e pela Grã-Bretanha. Para a conquista da colónia, os japoneses enviaram quase toda a sua frota, mais seis navios de guerra e 50 000 soldados; os britânicos enviaram 2 unidades militares para Tientsin (a norte de Tsingtao), que era defendida por 1600 soldados.
As operações navais da frota japonesa começaram a 17 de outubro de 1914, mas o cerco em si só começou no dia 31, quando as unidades militares britânicas se posicionaram a norte da colónia.
Primeiro Navio Expedicionário Japonês no Cerco a Tsingtao.
Tsingtao foi bombardeada de 31 de outubro até 6 de novembro, noite em que o exército imperial japonês fês um assalto à cidade; Tientsin rendeu-se no dia 7, fasse ao cerco Britânico; depois do cerco a Tientsin terminar, uma unidade militar britânica foi enviada para proteger a frota japonesa, mas esse crueiro britânico foi afundado por um torpedo alemão.
Navio Japonês a efetuar o primeiro bombardeamento naval da 1ª Grande Guerra, sobre Tsingtao.
Quando os alemães e os austro-hungaros se aperceberam que a derrota era eminente, estes afundaram a sua própria esquadra.
Tropas Alemãs a moverem-se para as defesas interiores.
No dia seguinte Generais Alemães e Austro-Hungaros desponibilizaram-se a pedir os termos da rendição. A sua saída pacífica foi arranjada por um caminho seguro até Berlim.
Tientsin e Tsingtao eram oficialmente uma colónia dos Aliados a dia 16 de Novembro de 1914.
Tropas Britânicas a chegar a Tsingtao.
Consequências
Na conquista de Tsingtao houveram: 236 mortos e 1282 feridos Japoneses; 12 mortos e 52 feridos Britânicos; 199 mortos e 504 feridos defensores Alemães.
No Teatro de Operações do Médio Oriente, a Alemanha perdeu o Tongo.
No Teatro de Operações do Oceâno Pacífico e da Ásia a Alemanha perdeu: a Samoa, a Nova Guiné Alemã (mais tarde denominada Nova Bretanha), a Tamoa, a Nicronésia Alemã, as Marianas, as Carolinas, as Ilhas Marshall, o Tsingtao, a Tientsin, a Tianjin, o Hangkou, a Bta Paha, o Arquipélago de Bismarck, as Ilhas da Linha, o Guam e o Taiti.