Estilos de Dança surgidos nos Loucos Anos 20

15-02-2013 19:35

Durante os Loucos Anos 20, surgiram novos estilos de dança : charleston , foxtrot , tango , rumba e swing.

Charleston é um tipo de dança que surgiu na década de 20 e servia como divertimento dos cabarés. Tinha este nome devido a uma cidade com o mesmo nome, na Carolina do Sul e era caracterizada por movimentos de braços e projeções rápidas dos pés. Era uma dança vigorosa popular que originalmente era dançada pelos negros do Sul dos Estados Unidos. As mulheres usavam vestidos curtos de cintura baixa, com muitas franjas; meias de seda em tons de beje, colares de cristal; plumas e leques e usavam ainda um corte de cabelo característico : à garçonne.

Charleston: www.youtube.com/watch?v=-7dfkKl_UIU

foxtrot é uma dança de salão de origem norte-americana caracterizada por movimentos longos e contínuos num sentido anti-horário e com andamento suave e progressivo. Dança-se ao som do jazz e é semelhante com a valsa. Atingiu o auge de popularidade na década de 30. Pode ser uma versão de passo lento (slow fox) ou uma de passo rápido (quickstep).

Foxtrot : www.youtube.com/watch?v=tyOWM6S1ITA

tango é uma dança a pares com uma coreografia complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. O tango mistura o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade e a tristeza e a mulher, na maioria das vezes, é submissa ao homem. Existem diferentes estilos de tango. É originário de Buenos Aires, na Argentina e é uma dança clássica com trajes que se moldam aos clássicos de danças de salão.

Tango: www.youtube.com/watch?v=5DMTWCSU5a8 (tango e charleston)

rumba é uma dança cubana que se incorporou no flamenco e neste, caracterizava-se por um estilo suave, descontraído e alegre. É uma derivação lenta do cha cha cha e é, muitas vezes, apelidade de 'dança do amor'. Na coreografia, a mulher tenta seduzir o homem através dos seus encantos e os passos dos dançarinos imitam a corte dos pássaros e animais antes do acasalamento. 

Rumba: www.youtube.com/watch?v=iTu-iUNBhjo

swing é um grupo de estilos de dança típicos estadunienses que se desenvolveram a partir do jazz. A dança mais conhecida é  Lindy Hop, uma dança popular que se originou no Harlem e ainda é dançado até os dias de hoje.

Swing :  www.youtube.com/watch?v=mHANNkKBSNU