Lição XXVIII (28)

29-11-2012 08:45

Sumário:

  • Entrega e correção da ficha de avaliação.

 

Correção da ficha de avaliação.

1. Completa o quadro cronológico.

1886

1890

1914

1918

Publicação do "Mapa Cor-de-rosa" pela Sociedade de Geografia

Ultimato inglês feito a Portugal

Atentado em Serajevo ao arquiduque Francisco Fernando

Fim da Primeira Guerra Mundial

 

2. Relaciona a 2ª fase da Revolução Industrial com a realização da Conferência de Berlim.
Nos finais do século XIX a Europa vivia uma 2ª fase da Revolução Industrial, para isso, os países necessitavam de novas e melhores matérias-primas e maior quantidade. Assim sendo, os países europeus com colónias em África começaram a combater uns contra os outros, na esperança de conseguirem mais territórios para explorar. Em 1884, o chanceler alemão Bismarck convocou os líderes de todos os países colonizadores de África, com fim de acabar com os confrontos armados, para isso, realizar-se-ia uma autêntica partilha de África, esta, baseada na exploração efetiva de um território. Esta medida veio prejudicar países pobres como Portugal, mas beneficiou os ricos, como Inglaterra e França.

 

Mapa da Conferência de Berlim

 

 

 

 

 

 

3. Indica quais as alianças no início do século XX.
As alianças existentes eram a Tríplice Aliança, formada em 1882 pela Alemanha, Austro-Húngria e Itália e a Tríplice Entente formada em 1907 pela Inglaterra, França e Império Russo. 

Alianças no início do século XX 

4. Indica quais as principais alterações verificadas na Primeira Grande Guerra de 1917.
As principais alterações verificadas em 1917 foram: a entrada dos Estados Unidos da América para a guerra para a Tríplice dos Aliados (Entente), por meio de um ataque submarino alemão e um navio americano; a saída da Rússia, que assinou um armistício com a Alemanha; este período de guerra ficou marcado pela Guerra das Trincheiras, pelo desenvolvimento do armamento e pelo elevado número de mortes.

Trincheiras na primeira Guerra Mundial

 

Editado por: Maria R, nº 13

Revisto por: Mariana R, nº 14