Porque se deu a Guerra Fria?

18-04-2013 23:45

Introdução

Após a 2ª Grande Guerra, os EUA tornaram-se na maior potência económica mundial. Estavam abastecidos de grandes tecnologias e equipamento militar, juntamente com uma grande e desenvolvida industrialização. Com as consequências da guerra, os EUA temiam a aderência dos grandes estados europeus ao comunismo, assim, para evitar que tal sucedesse, os EUA criaram um plano de ajuda monetária: o Plano Marshall, garantindo a liberalização dos estados.

Após a guerra, também as URSS entraram num período de rápido recuperamento da sua economia através da ajuda dos países da Europa de Leste que ficaram sob a sua influência. Com a recuperação e influência económica, as URSS conseguiram difundir o socialismo, fazendo-o chegar à Europa do Leste, à China, à Coreia do Norte e à Indochina.

Na Europa, o continente era ocupado pelos exércitos dos EUA e da URSS, as duas super-potências vencedoras. O desnível pouco acentuado de poder entre os dois países levou a que se instituisse, a nível mundial, um sistema bipolar que dividia os países seguidores do capitalismo liberal que tinham centro nos EUA, dos países com ideologia socialista com centro na URSS.

A tensão na luta pelo poder entre os dois blocos fez com que houvesse muita ajuda entre os aliados dos países, através do fornecimento de armas, exércitos e conselheiros militares. Este foi o primeiro sinal do conflito.

 

 

A Ameaça

Para além das ajudas internacionais dentro dos blocos, estes realizaram uma grande corrida ao armamento, principalmente os dois polos do mundiais.Tanto os EUA como a URSS se abasteceram de armas nucleares e desenvolveram/aumentaram a espionagem, tornando-a intensa na época (os EUA com a CIA e as URSS com o KGB). Estas ações marcaram o início da Guerra Fria, onde a paz foi ameaçada várias vezes:

  • 1948-1949: Devido á nova aliança entre os EUA e a cidade de Berlim (fragmentada em 4 sectores), Estaline decidiu bloquear os acessos ao Ocidente. Este acto ficou conhecido como o Bloqueio de Berlim. Estaline logo desistiu do bloqueio pois os Aliados conseguiam sobrevoar as barreiras. Contudo o Bloqueio deixou marcas, dividindo a Alemanha, física e politicamente, em duas partes: a zona Ocidental, conhecida como República Federal Alemã, controlada pela Inglaterra, pela França e pelos EUA; e a zona Oriental, conhecida como República Democrática Alemã, sob o domínio da URSS. Tudo culminou em 1961, na construção do muro de Berlim, o qual dividia a cidade em dois sectores: o ocidental e o oriental.

Muro de Berlim

  • 1950: Devido aos conflitos políticos na Península da Coreia, em 1945, os EUA e a URSS dividiram o país em dois: a norte, a República Popular Democrática da Coreia, com regime comunista apoiado pela URSS; e a sul, a República da Coreia, com regime capitalista apoiado pelos EUA. Apesar da ideia ser juntar o país denovo sob o controlo de apena um regime, a barreira fez com que as duas partes se afundassem cada vez mais nas suas ideologias. Em 1948, a incapacidade de realizar eleições na Coreia fez com que ambos os lados instituissem um governo independente (a norte um governo comunista e a sul um governo da direita). Apesar das negociações pra a união política continuarem, eram cada vez mais comuns asincursões que atravessavam a barreira política. Tudo culminou em guerra aberta em 1950 quando as forças norte-coreanas invadiram a coreia do sul. No mesmo ano, a URSS boicotou do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, juntamente com a China, aliou-se á Coreia do Norte na Guerra. Com isto, os EUA, que controlavam a apoiavam a Coreia do Sul convenceram o Concelho de Segurança das Nações Unidas a permitir a entrada dos EUA, da França e da Inglaterra na Guerra. O conflito acabou num impasse e com ele foi proposto um armistíco. O resultado foi a divisão da Coreia em dois países independentes divididos por um acordo de paz armada. Apesar de todas as ofensas militares da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul, este acordo de paz só foi oficialmente quebrado em 2013, quando o governo da Coreia do Norte declarou nulo o armistício de 1953.

Movimentos Militares na Guerra da Coreia (1950-1953)

 

  • 1954: a Indochina era uma colónia francesa constituida pelos atuais estados do Vietname, do Laos e do Camboja. Começaram em 1954 e foram 4 as guerras da Indochina, travadas entre as forças Vietnamitas que tentavam obter independência e controlo sob a Indochina, e as forças Francesas (na 1ª e 2ª guerras), americanas (na 2ª guerra) e chinesas (na 4ª guerra). Apenas a 1ª e a 2ª guerra foram travadas durante a Guerra Fria, tendo como consequências a independência da Indochina e a expulsão dos franceses (a 1ª) e a independência do Vietname sobre um regime capitalista (a 2ª).

Indochina Fora das Influências Francesas e Britânicas

 

 

O Equilíbrio pelo Terror

A tensão entre os dois blocos mundiais, agravada pela crise do Bloqueio de Berlim fez com que fossem formadas duas alianças militares: a NATO (1949) no bloco capitalista e o Pacto de Varsóvia (1955)  no bloco socialista.

Era de conhecimento comum que ambos os blocos possuiam armamento nuclear e mísseis intercontinentais. Tal facto criou a possibilidade de uma guerra tão destrutiva que não teria nem vencedores nem perdedores. Este facto gerou um "equilíbrio pelo terror", no qual nenhum dos blocos avançava pois tinha noção das consequências. Esta fase da Guerra foi caracterizada por uma política de dissuasão, na qual um bloco tentava convencer o outro a desistir da guerra.

A relação entre os dois blocos melhorou em 1953 com a morte de Estaline, mas foi em 1962 que a humanidade se sentiu mais ameaçada.

 

 

A Crise de Cuba

Em 1961 houve uma revolução em Cuba, a qual instaurou um regime comunista, livrando a ilha do controlo dos EUA. No mesmo ano os EUA, que tinham instalado mísseis na Turquia, Grã-Bretanha e Itália, tentaram recuperar a colónia, fazendo uma tentativa falhada de invadir a ilha. Como resposta ao instalamento dos mísseis e à invasão de Cuba que estava agora sob o apoio da URSS, a União Soviética instalou mísseis nucleares em Cuba.

A 17 de Abril, os EUA tentam uma segunda invasão a Cuba, que acaba também por falhar, não conseguindo sequer chegar ao porto da ilha.

A 14 de Outubro de 1962, os EUA divulgam fotos de um voo secreto sobre Cuba, as quais indicavam a existência de cerca de 40 silos para abrigar mísseis na ilha. Esta descoberta fez com que a tensão entre as duas super-potências aumentasse drasticamente e, apesar das suas ofensivas em 1961, o presidente John F. Kennedy encarou aquilo como um acto de guerra contra os EUA.

A Ameaça Nuclear Soviética (1961-1963)

O primeiro-ministro da URSS, Nikita Kuschev, assegurou ao governo dos EUA que os mísseis eram apenas defensivos e que tinham sido instalados em Cuba para dissuadir o governo Ameriano a fazer outra invasão à ilha. Esta justificação indignou o Governo Americano. Nunca nenhuma guerra nuclear tinha estado tão próxima.

Com mísseis nucleares soviéticos a apenas 150km da fronteira nacional, John F. Kennedy informou Kruschev de que os mísseis em Cuba deveriam ser desativados ou os EUA  usariam armas nucleares contra a iniciativa russa. Ou os silos eram desativados e os mísseis retirados, ou começaria uma guerra nuclear.

A 16 de Outubro de 1962, John F. Kennedy informou o povo estadunidense da ameaça soviética. Esta informação divulgada gerou o pânico geral. Nunca antes na história dos EUA se tinha vendido tanto tijolo e cimento. Os chefes de família que previnham o que aí vinha tentavam proteger a família o melhor que conseguissem, através da construção de caves e abrigos. 13 dias passaram enquanto os EUA e a URSS faziam negociações. Finalmente, a 28 de Outubro de 1962, Nikita Kruschev concordou em remover os mísseis nucleares de Cuba, isto depois de ter conseguido secretamente uma futura retirada dos mísseis estadunidenses da Turquia.

 

 

Coexistência Pacífica

Agora que a crise nuclear foi resolvida, tanto os EUA como a URSS poderam tirar proveito da morte de Estaline e melhorar as relações entre os dois blocos políticos. Iniciou-se um período marcado pela coexistência pacífica, onde ambos os blocos concordaram em não participar em conflitos regionais nas áreas sob a sua influência e em iniciar o desarmamento.

 

 

Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares

Em 1963, os EUA, a URSS e a Grã-Bretanha assinaram um acordo que proibia testes nucleares na Atmosfera, em alto mar e no espaço, tornando legal apenas os testes subterrâneos. Em 1968, as duas super-potências e outros 58 países aprovaram e assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, o qual tinha como objetivo conter futuras corridas ao armamento, limitar o arsenal de países com armas nucleares e proibir o desenvolvimento de tal tecnologia por parte de países que não tinham armas nucleares (podendo no entanto requisitar tal tecnologia se para fins pacíficos. Este período de melhorias diplomáticas ficou conhecido como distensão e chegou à Europa poucos anos mais tarde.

Assim acabou a Guerra Fria.

 

 

Porque se deu a Guerra Fria?

Podemos assim afirmar que a Guera Fria começou porque duas nações queriam afirmar-se militar, politica e economicamente, tornando-se na maior super-potencia mundial. Ambas as nações procuravam redefinir as suas zonas de poder e influência e impulsionar o desenvolvimento da sua nação e a superioridade do seu povo. Isto fez com que os EUA  e a URSS entrassem num conflito de ideias onde um deles se tornaria num influenciado e o outro no influenciador e, por consequinte, na maior potência mundial alguma vez vista.

 

 

 

Curiosidades

  • Depois do ano de 1979 houve um período conhecido como a 2ª Guerra Fria, caracterizado por hostilidades indiretas por parte dos EUA contra a URSS. Também ficou caracterizada pela formação de uma grande colonização global contra a URSS, a qual constituida pelos EUA, os seus aliados, a NATO, o Japão e a China, depois desta última ter sido  reconhecida pelos EUA no período de distensão. A "2ª Guerra Fria" acabou devido aos novos ideais russos e às dificuldades económicas que começavam a surgir na União Soviética.

 

  • Entre os anos 2000 e 2010, tanto os EUA como a Rússia procoravam redifinir as suas regiões de influência e poder. Para tal, o governo de George W. Bush queria limitar a capacidade militar russa ao seu território nacional através da construção de um Escudo Anti-mísseis a toda a volta da Rússia. Isto fez com que a Rússia ameaçasse violar o Tratado de 1963, rearmando o seu arsenal nuclear com mísseis Iskander. Assim começou a formar-se o conceito de uma "Nova Guerra Fria". A tensão entre os dois estados acalmou assim que Barak Obama subiu ao poder com a promessa de suspender a construção do Escudo Anti-Mísseis.

 

 

                                                                                                            Feito Por: Miguel Ribeiro, nº19
                                                                                                            Revisto Por: Diogo Almeida, nº9