Lição nº LXXIII (73) e LXXIV (74)

03-05-2013 08:45

Sumário:
- Conclusão da abordagem à 2ª Guerra Mundial.

 

2ª Fase - Mundialização da Guerra

    Na sequência da derrota germânica na Batalha de Inglaterra, os alemães voltaram-se para o seu objetivo - os territórios ingleses ultramarinos. A guerra estendia-se assim, ao norte de África, ao Mediterrâneo e ao continente asiático.
     Desrespeitando o pacto Molotov Ribentrop, Hitler decidiu atacar a URSS. Lançou a "Operação Barba Ruiva" na qual participaram aproximadamente 3 milhoes de militares, 3 mil carros blindados e 5 mil aviões. Hitler estava convencido que ia conquistar facilmente a cidade de Estalingrado, no entanto, foi derrotado e como resultado desse fracado, desencadeou-se uma forte perseguição/contra-ofensiva pelo exército vermelho (soviéticos).

                    Nota:
                      
  A Frente Leste (russos) foi a mais difícil de combater devido não só ao Inverno rigoroso, mas também pelo número de soldados que combatiam agressivamente. 

  -  "Sem que nada o fizesse prever", a 7 de Dezembro de 1941 os japoneses lançaram um ataque sobre a base americana no Hawaii de Pearl Harbor.
  -  A entrada dos EUA, do Japão e da Rússia estandeu o conflito a todos os continentes e Oceanos.

 

3ª Fase - A Contra-ofensiva dos Aliados

    O ano de 1942 é marcado pela contra-ofensiva dos Aliados. EU, Inglaterra e URSS instituiram um estado maior que visava articular uma ofensiva conjunta. Assumem destaque em 3 frentes diferentes.
 

  •  No norte de África, o Africa Korps foi derrotado pelos ingleses e americanos o que abriu caminho para o controlo do Mediterrâneo e para o desembarque em Itália que ocorreu em Julho de 1943 (na sequência disto Mussolini foi retirado do poder).
  •  Na Frente Oriental, as tropas soviéticas perseguiram o exército germâncio e avançaram  gradualmente até Berlim onde entraram no dia 2 de Maio de 1945.
  •  Na Frente Ocidental, as ofensivas foram facilitadas pelas vitórias nas outras frentes, assim, no dia 6 de Junho de 1944 deu-se o "Dia D" que corresponde ao desembarque das tropas na Normandia. Paris foi libertada a 25 de Agosto de 1944, Berlim a 15 de Maio de 1945, a guerra teria acabado, no entanto, alguns japoneses resistiam.
  •   A vitória dos americanos sobre os japoneses em Midway e Guadalcanal representou o fim da expansão nipónica*. Em 1945 os americanos desembarcaram em Okinawa, os japoneses iam resistindo com ataques de pilotos Kamikaze*.

Para pôr fim à 2ª Guerra Mundial, os americanos utilizaram duas bombas atómicas lançadas sobre as cidade de Hiroxima e Nagazaki, provocando a morte de mais de 150 mil japoneses e a rendição imediata do Japão.


Motivos do lançamento das bombas:
    - vingança pelo ataque a Pearl Harbor;
    - para justificar os enormes investimentos do Manhattan project;
    - queriam afirmar-se inquestionavelmente como potência militar pós-guerra.





 Soldado pertencente aos Africa Korps

 Símbolo dos Africa Korps

                    

                                                                                                                                Editado por: Mariana R.