Porque é que os EUA saem sempre menos prejudicados das Grandes Guerras e conseguem fazer grandes investimentos após esses conflitos?

17-04-2013 23:33

Introdução

Aquando da 1ª Grande Guerra os EUA entraram numa fase tardia da guerra, participando em batalhas no território estrangeiro e mantendo a sua economia segura.

Na 2ª Grande Guerra os EUA tiveram, mais uma vez, a vantagem desta ser travada em território Europeu e afetando poucas alianças económicas.

 

Expansão Económica

Após as Guerras, os países europeus ficaram politica, social e economicamente arrasados. Os EUA, que tinham ficado politica, social, economica e culturalmente afastados dos conflitos armados era o país mais seguro para pedir ajuda num tempo de crise através de elevados impréstimos. Com uma das melhores economias mundiais, um desenvolvimento industrial não afetado pela guerra e com grandes dívidas de toda a Europa, os EUA tinham segurança e espaço de manobra possíveis para grandes investimentos cientificos e industriais, contribuindo mais para se tornar no país mais desenvolvido do mundo e na 1ª super-potência economica mundial.

 

                                                                                                        Feito Por: Miguel Ribeiro, nº19
                                                                                                        Revisto Por: Diogo Almeida, nº9